_

Genecias participa de reunião com o presidente Michel Temer, para debater a redução de despesas públicas

genecias 15 06 2016Na manhã desta quarta feira, 15, no Palácio do Planalto, o Líder do Solidariedade, deputado Genecias Noronha (CE), acompanhado de outros Líderes dos partidos que compõe a base do governo no Congresso Nacional, participaram de uma reunião com o presidente em exercício, Michel Temer, e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para debater, entre outros assuntos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que será enviada ao Congresso Nacional que limita o crescimento dos gastos públicos.


Para Noronha, a reunião foi extremamente positiva por mostrou que o governo está empenhado em apresentar medidas para reduzir as despesas, aumentar as receitas e reequilibrar as contas públicas.

“Nos últimos dez anos, os gastos públicos federais obrigatórios cresceram mais de 80% acima da inflação, o déficit da Previdência dobrou em cinco anos. As despesas do setor público encontram-se em trajetória insustentável.”, enfatiza o parlamentar.

O projeto determina que, em casa de descumprimento da regra, automaticamente são acionadas travas que irão conter as despesas do exercício seguinte. Com isso, o governo fica proibido de conceder vantagens e aumento de remuneração para servidores públicos. Além disso, ficarão vedadas a criação de novos cargos e funções e alterações de estrutura de carreira.

“A área política do governo queria um prazo menor para o teto – hoje, estipulado em 20 anos – com a alegação de maior facilidade de aprovação no Legislativo, porém, Meirelles (Ministro da Fazenda), convenceu Michel Temer que essa regra tem que ser de longo prazo. Só assim colocaremos nossas contas públicas em uma trajetória sustentável.”, finaliza Genecias.