_

Genecias Noronha participa de debate sobre crise hídrica que atinge o Ceará

A crise hídrica que atinge o estado do Ceará foi tema da reunião da bancada de parlamentares cearenses, ocorrida na câmara dos Deputados. Em razão do longo período de estiagem que assola a região Nordeste, caracterizando-se como uma das piores secas dos últimos tempos, os representantes cearenses demonstraram preocupação ao discutir o assunto no congresso Nacional.

De acordo com o deputado Genecias Noronha, o objetivo do encontro foi de encontrar soluções que visassem resolver a crise, fazendo com que seja possível a convivência com a falta de chuva sem tantos transtornos.

“A população atingida no estado tem sofrido as consequências da seca, principalmente, com a falta de água para consumo humano e animal. Esse é um assunto de altíssima gravidade e precisa ser solucionado com urgência”, destacou o parlamentar.

Noronha explicou que a região dos Inhamuns não tem infraestrutura adequada para enfrentar a seca.

“Ela fica na área geográfica do Ceará mais afetada pela falta de água e isso tem maltratado demais as pessoas que lá residem e precisam se adaptar às precárias condições atuais”, enfatizou.

Orçamento: Por se tratar de uma matéria que encontra apoio de todos os parlamentares cearenses, ficou estabelecido que a bancada indicará priorização de recurso no orçamento geral da União para custear obras do cinturão das águas, dada a relevância da ação para o real enfrentamento da seca.

“Vamos indicar o recurso no orçamento e lutar para que seja efetivamente investido em ações que combatam os efeitos da seca. O sertanejo já não aceita mais medida emergencial. O assunto precisa ser enfrentado de forma planejada e pensada a longo prazo”, concluiu o deputado Genecias Noronha.

 

Fonte: Folha do Sertão CE