_

PROPOSTA DE REFORMA POLÍTICA ENTRA NA PAUTA DE VOTAÇÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

reforma politica gO Plenário da Câmara dos Deputados dedicou essa semana de trabalho a discutir e votar a proposta de Emenda à Constituição que trata da tão esperada reforma política. Em meio a um cenário de opiniões divididas, importantes pontos não obtiveram número de votos para que fossem aprovados, dentre estes o sistema eleitoral para escolha dos representantes para o Poder Legislativo, que permanece o atualmente vigente, ou seja, o sistema proporcional.


No dia de ontem (27), foi submetido à votação o fim da reeleição para os cargos do Poder Executivo, tendo sido aprovado pela grande maioria dos parlamentares que discutiram o tema. A reeleição, no Brasil, cumpriu um importante papel histórico quando da estabilização da economia na década de 90 e, depois, na sua consolidação e posterior implantação de políticas públicas de profundo alcance social.

Ocorre que esse modelo atingiu o cansaço, foi deturpado e se tornou um instrumento para a corrupção e obstáculo à alternância de poder, fundamentais à sobrevivência e fortalecimento da democracia. Por essa razão, manifestei-me favoravelmente ao fim desse modelo que já não atende mais aos anseios da sociedade.
A reforma continuará sendo debatida. Espero que sejam alcançados resultados positivos e que contribuam para a evolução da política do nosso país.

 

Genecias Noronha
Deputado Federal (Solidariedade/CE)