_

Genecias Noronha vota a favor da convocação do Ministro da Educação para prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados

cidgomesNa noite desta quarta-feira (04/03), na Câmara dos Deputados em Brasília, o Deputado Federal Genecias Noronha (Solidariedade CE) votou a favor da convocação do Ministro da Educação Cid Gomes para explicar declaração de que a Casa possui de 300 a 400 membros que achacam.

A declaração foi feita a uma plateia de estudantes da Universidade Federal do Pará na última sexta-feira (27). A pretexto de defender a gestão de Dilma Rousseff, o ministro atacou o Legislativo. O verbo '"achacar" significa extorquir dinheiro e é usado para fazer referência a casos de chantagem. O termo também pode ser usado no sentido de causar aborrecimento ou desagrado e fazer denúncia ou queixa.

“Tem lá uns 400 deputados, 300 deputados que, quanto pior, melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil, porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas impositivas”, declarou Cid.

"O pronunciamento do Ministro foi infeliz e difamador, não é admissível que o representante máximo de um dos ministérios mais importantes do governo saia por ai falando tamanhas besteiras." Afirma Genecias.

Ainda não foi definida a data que o ministro terá que comparecer ao plenário da Câmara. Segundo a Secretaria Geral da Mesa, a última vez em que um ministro foi convocado ao Plenário foi em 1991, quando o então ministro da Agricultura, Antonio Cabrera, falou sobre o Plano Collor 2 e o impacto no setor rural.