_

Genecias fará parte da comissão especial que analisará a PEC da criação da Zona Franca do Semiárido Nordestino

genecias comissãoNo último dia 28/05, foi instalada na Câmara dos Deputados, Comissão Especial para analisar Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 19-A/2011 que estabelece a criação da Zona Franca do Semiárido Nordestino.

A PEC foi criada pelo Sr Wilson Filho em 2011 e tem por objetivo a criação da Zona Franca do Semiárido que poderá ser um instrumento de suma importância para a redução das desigualdades regionais e para o fomento ao desenvolvimento do Nordeste brasileiro.

A Zona Franca deverá ter como ponto central o município de Cajazeiras no estado da Paraíba, se estendendo para o leste, até Patos, na Paraíba, ao norte Pau dos Ferros no Rio grande do Norte, ao sul Serra Pelada em Pernambuco e a oeste Juazeiro do Norte no Ceara, se deve à boa infraestrutura rodoviária e à proximidade de portos e aeroportos. A BR 230, que por lá passa, segue até João Pessoa, onde há aeroporto e também o Porto de Cabedelo. Há também fácil acesso a Recife, que conta com aeroporto internacional e com os portos de Recife e Suape. É necessário ressaltar que a área da Zona Franca abarcará também municípios de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e do Ceará, onde há facilidade de acesso aos aeroportos das capitais e aos portos de Natal, Fortaleza e Pecém.

É importante gerar emprego e renda para que os cidadãos que habitam o Semiárido Nordestino não sejam forçados a abandonar sua terra de origem a inchar as periferias das grandes cidades. Cidadãos não podem ser condenados à miséria apenas porque nasceram em certa região do Brasil.